SECRETARIA DE SAÚDE

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS E HORÁRIOS – SEC DE SAÚDE

RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS DISPONÍVEIS – SEC SAÚDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Carta de Serviço das Unidades Básicas de Saúde do Município de Mucajaí.

 

A Secretaria Municipal de Mucajaí é composta por 9 equipes ESF, sendo oito distribuídas nas UBSs e uma volante e os ACS distribuídos em micro áreas, atendendo toda a população do Município de Mucajaí – RR,  as equipes das UBS são compostas por: 

  • Gerente
  • Recepcionista
  • Enfermeiro
  • Técnico de Enfermagem/ Sala de Vacina:
  • Técnico de Enfermagem
  • Auxiliar de Serviços Gerais

EQUIPE ESF:

  • Médico (a)
  • Enfermeira (a)
  • Técnica De Enfermagem
  • Cirurgião Dentista
  • Auxiliar em Saúde Bucal
  • ACSs

SERVIÇOS OFERECIDOS

  • Triagem e Acolhimento/ Emissão do Cartão do SUS
  • Consulta Médica
  • Atendimento Odontológico
  • Consulta de Enfermagem
  • Testagem Rápida (Sífilis, HIV, Hepatites B e C)
  • Assistência no Pré-Natal
  • Puericultura
  • Teste do Pezinho
  • Vacinação de Rotina e Covid-19
  • Coleta de Preventivo
  • Teste de gravidez
  • Planejamento Familiar
  • Controle de Pressão Arterial e Glicemia
  • Testagem para COVID-19
  • Eletrocardiograma
  • Curativos e Procedimentos simples
  • Dispensação de Medicamento
  • Telemedicina

 

A Recepção da Secretaria Municipal

Recepcionistas

Assistente Social

Capacitadas em maraca exames oferecidos nas UNIDADES DE REFERENCIAS EM BOA VISTA: 

  • CORONEL MOTA E EXAMES
  • HOSPITAL DO AMOR
  • HOSPITAL DAS CLINICA
  • HOSPITAL DA CRIANÇA
  • SESAU
  • CENTRO DE REFERENCIA
  • HGR

Os agendamentos são conforme o cronograma de cada unidade de referência em Boa Vista. Os atendimentos ginecológicos são agendados todos os meses com total de 60 vagas. No Centro de Referência os agendamentos são as gestantes que marca conforme o primeiro atendimento que não precisa ser agendado. Foi realizado 3 demandas de remarcações de consultas para as gestantes que faltaram suas consultas. Realizada 2 demandas do Viva Comunidade em questão de horários dos pacientes que fazem acompanhamento. Realizada as demandas de transporte conforme a população procura a secretaria. A secretaria de saúde oferece o transporte para as demandas que são obrigatórias como hemodiálise, viva comunidade, as gestantes de alto risco e pacientes que fazem quimioterapia. Muitas das demandas não se encaixam desse perfil mais a secretaria de saúde fornece as pessoas que não tem condições.

 

  • TELEFONES ÚTEIS
  • Secretaria Municipal de Saúde:
  • (95) 98412-3024
  • Ouvidoria, Sugestões e Reclamações:
  • (95) 98412-3024 /
  • E-mails:
  • Secretaria Municipal de Saúde semsamucajairr@gmail.com
  • Coordenação de Atenção Básica: atencaobasicamucajairr@gmail.com
  • Horários de funcionamento da UBS
  • Manhã: 07:30h as 11:30h
  • Tarde: 13:30h as 17:30h

 

 

ACADEMIA DE SAÚDE

  • ATENDIMENTOS

-Fisioterapia de segunda a sexta, das 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30 com escuta, avaliação e sessões; Documentos necessários: exames de imagem, encaminhamento, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

-Fonoaudiólogo às segundas, quartas e sextas, das 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30; Documentos necessários: Laudo, encaminhamento, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

-Assistente Social às quartas, quintas e sextas com visitas domiciliares, encaminhamento para rede e devolutivas; Documentos necessários: encaminhamento vindo da UBS

-Nutricionista às quartas, quintas e sextas das 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30 com acompanhamento nutricional; Documentos necessários:  encaminhamento da UBS ou demanda espontânea, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

-Psicóloga às segundas, terças e sextas das 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30 com escuta e encaminhamento ao CAPS caso necessário; Documentos necessários: encaminhamento da UBS, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Observação: as profissionais psicóloga, assistente social e nutricionista atendem todas as sextas-feiras no interior.

 

CENTRO DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO – CAF

  • SERVIÇOS OFERECIDOS:

Dispensação de medicamentos e insumos para uso no âmbito da Atenção básica.

Dentre eles, medicamentos de hiperdia, insulinas, anticoncepcionais. Além de medicamentos para tratamento de doenças de condições crônicas como HIV, Tuberculose, Hanseníase, leishmaniose.

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Para dispensação de medicamentos básicos a Farmácia solicita que o paciente esteja com a receita médica dentro do prazo de validade e o cartão SUS. Os prazos de validade são divergentes para alguns grupos de medicamentos.

Segue exemplo:

Antibióticos tem o prazo de 10 dias

Hiperdia ou medicamentos com indicação de uso contínuo tem o prazo de 180 dias

Demais medicamentos da atenção primaria tem o prazo de 30 dias

Principais etapas para o processamento do serviço:

  • Agendamento de consulta;
  • Consulta com médico. Podendo ser também com enfermeiro (desde que esse seja da rede municipal de saúde)
  • Ir a farmácia do município munido dos documentos acima citados.

Previsão prazo máximo para a prestação do serviço:

A prestação de serviço é imediata, dentro dos dias de funcionamento da unidade.

Forma de prestação do serviço:

Locais para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

Na coordenação de assistência farmacêutica do município e/ou na secretaria municipal de saúde.

 

CAPS 1 JOÃO COSTA DA SILVA

 

O CAPS 1 Mucajaí João Costa da Silva, é uma unidade de média complexidade e conta com o apoio de 15 servidores atuando e desenvolvendo os serviços que aqui nos é prestado de forma especializada. A sua grade técnica é formada por:

  • Coordenador: 1                            
  • Administrativo: 1
  • Recepcionista: 1
  • Assistente Social: 1
  • Farmacêutica: 1
  • Enfermeiros: 2
  • Téc. em Enfermagem: 2
  • Artesã: 1
  • Psicóloga: 1
  • Psiquiatra: 1
  • Vigias: 2
  • Serviços Gerais: 1

Ao chegar na unidade o paciente pode está vindo de forma espontânea ou com encaminhamento, precisa apresentar os seguintes documentos: Xerox do RG, CPF, CARTÃO DO SUS, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA E RG DO RESPONSÁVEL, se for menor a DECLARAÇÃO ESCOLAR. Logo após será feito a escuta qualificada se o paciente já tenha iniciado tratamento em outra unidade por um técnico (a), acolhimento caso o paciente esteja procurando atendimento pela primeira vez. Após isso será identificado se é perfil Caps (grave ou persistente), caso seja será agendado para a psicóloga e psiquiatra, se não for perfil Caps será feito a contra referência para o paciente na unidade referente ao seu perfil.

A inclusão do tratamento é composta por um planejamento incluindo psicoterapia e oficinas terapêuticas, voltadas a saúde mental e estabilização do mesmo, visando ao paciente sair do processo atual e manejo para uma boa convivência na sociedade.